Quem Somos


Maria Lucia de Bustamante Simas

Possui graduação em Bachelor Of Arts – Queen s University At Kingston (1981), M.A. In Psychology – Queen s University At Kingston (1982) e Ph.D. In Psychology – Queen s University At Kingston (1985). Professora associada 4 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Atua na área de Psicologia Experimental, com ênfase na Percepção Sensorial Visual, nos temas: sensibilidade ao contraste, frequência angular, frequência espacial e frequência radial, fenômeno de muitas-faces, percepção de faces. Desde 2002 até o presente, conduz pesquisas e desenvolve um teste perceptivo para avaliar alterações que ocorrem na percepção visual de forma e tamanho, na percepção auditiva e na cinestesia, relacionadas ao estado e intensidade do estresse, e sintomas positivos, que precedem o agravamento do surto na esquizofrenia. Pesquisadora 1C-CNPQ 1991-2012, pesquisadora 2-CNPQ 2013-2016.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5637220860907964

Última atualização do currículo em 12/09/2017

Citações do Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=Y0BAT24AAAAJ&hl=pt-BR

Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Percepção Visual, LabVis-UFPE” certificado pela instituição.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3699767911555393

m-lucia
alessandra

Alessandra Ghinato Mainieri

Possui significativa experiência em psicologia experimental e neuropsicologia (docência e pesquisa), tendo como ênfase a pesquisa em neuroimagem funcional e atuando principalmente em duas linhas de pesquisa: Estudos Experimentais em Sociocognição (comunicação gestual,Teoria da Mente e Neurônios Espelhos); Estudos sobre Espiritualidade e Saúde (Experiências Psicótico-Dissociativas patológicas e não-patológicas).

Foi pesquisadora visitante junto ao departamento de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicossomática da RWTH Aachen University (Alemanha) por 7 anos, tendo desenvolvido diferentes pesquisas em Neuroimagem Funcional, tanto individualmente como em colaboração (USP, UFJF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Psicologia pela mesma universidade (2000) e doutorado com ênfase em Neuroimagem Funcional pela RWTH Aachen University (Alemanha). É docente junto ao Núcleo de Estudos e Atendimento em Psicoterapias Cognitivas (NEAPC) e pesquisadora visitante do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saude (NUPES) da Universidade Federal de Juiz de Fora (Bolsista Jovem Talento – Programa Ciência sem Fronteiras – CAPES).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1828419374238844

Última atualização do currículo em 04/07/2017

Laboratório de Percepção Visual – LabVis-UFPE

O Laboratório de Percepção Visual do Departamento de Psicologia da UFPE, LabVis-UFPE, fundado em 1987, está completando 30 anos e se destaca , a nível nacional e internacional, por conduzir pesquisa de ponta com métodos psicofísicos sobre a sensibilidade ao contraste de frequências angulares e radiais comparadas à sensibilidade ao contraste de grades senoidais, assim como, sobre filtros de frequências angulares e radiais, além dos de grades senoidais, já mensurados na literatura com sujeitos humanos.

O LabVis-UFPE obteve reconhecimento internacional do fenômeno de muitas-faces, descoberto por sua pesquisadora responsável em 1995, em uma publicação na “Perception” em 2000. Criamos também optotipos experimentais que desaparecem sobre um fundo cinza. Atualmente o grupo trabalha no desenvolvimento de um teste de percepção visual, auditiva e cinestésica para melhor diagnosticar a evolução do surto em portadores de esquizofrenia, depressão ou transtorno bipolar, visando auxiliar o diagnóstico e tratamento preventivo do mesmo. O I FONAE comemora os 30 anos de atuação do Labvis-UFPE.

logo-labvis-ufpe